top of page

 

A QUINTA DA CASTAÍNÇA é propriedade da família Gaspar há mais de 20 anos.

 

Situada na margem direita do Rio Douro, a pouca distância da Foz do Rio Tua com o Rio Douro, sobranceira à Barragem do Tua, a QUINTA DA CASTAÍNÇA data do século XIX e é a mais importante de três magníficas propriedades que totalizam 25 hectares de vinha, tradicionais e mecanizadas com apenas castas nativas durienses, onde predominam a Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Amarela e Barroca.

Os vinhos brancos são elaborados com as castas: Fernão Pires, Gouveio, Rabigato e Arinto.

A QUINTA DA CASTAÍNÇA está inserida na sub-região vinícola do Douro denominada “Cima Corgo”, no centro da qual se encontra a Vila do Pinhão, considerada o coração da cultura vinícola do Vinho do Porto.

 

A unidade de paisagem do Cima Corgo caracteriza-se por um clima seco e relevo muito acidentado, onde predomina a cultura da vinha, armada sobretudo em socalcos pós-filoxéricos e alguma implantação de vinha ao alto. Em compartimentação da paisagem, surgem várias árvores de fruto, como é o caso das oliveiras, amendoeiras, laranjeiras, pessegueiros, damasqueiros, cerejeiras, figueiras entre outras.

 

 

bottom of page